O QUE É TORREFAÇÃO?
O grão de café passa por vários processos até se transformar na bebida que tanto apreciamos. Uma dessas etapas é a torrefação, processo de queima fundamental para se adquirir as características especiais da bebida.
Após a colheita, os grãos ainda crus são selecionados e colocados para secar. Só depois de secos é que vão ser torrados e/ou moídos.
Durante a torrefação, o grão cru é submetido ao aquecimento gradual de um torrador, sendo que cada tipo de café é único e vai reagir de maneira diferente dentro dele.
Esse processo provoca mudanças físico-químicas no grão, podendo levar, em média, até 15 minutos, em exposição a temperaturas que vão variar entre 180 °C a 240 °C, dependendo do grau dos tipos de torra de café desejados.
O calor do torrador desencadeia diversas reações ao transformar os amidos em açúcares e quebrar as moléculas de proteínas. No processo, eliminam-se os ácidos, sendo que os óleos atingem a superfície do grão e as substâncias voláteis são liberadas, aromatizando cada tipo de grão de formas diferentes.
O ponto de torra é controlado de maneira minuciosa por um profissional, que acompanha visualmente a evolução da cor dos grãos por um coletor de amostras, ou pelo perfil de torra com o auxílio da tecnologia.
O resultado é uma bebida encorpada, doce, de coloração caramelada e com uma alta complexidade em notas sensoriais.
#franquiabarata #franqueabilidade #cafenaticos #franquiadecafe #brbucks